[VÍDEO] Por Que a Cirurgia Metabólica é um Procedimento Seguro

dr.-marcos-leão
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Dr. Marcos Leão Vilas Boas, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM, apresenta importantes dados que confirmam o porquê de a cirurgia metabólica ser um procedimento seguro. Ele aborda, ainda, a necessidade e os benefícios da intervenção cirúrgica frente às possíveis complicações e riscos das doenças não controladas.

Transcrição do vídeo

Uma pergunta que todo mundo faz: todo mundo tem medo de fazer uma cirurgia. Por que eu vou parar de tomar remédio para fazer uma cirurgia? 

A cirurgia é segura?

O que eu posso garantir para vocês é que a cirurgia metabólica, assim como a cirurgia bariátrica, foi criada há 50 anos e evoluiu muito, principalmente nos últimos 15, 20 anos, com o advento da laparoscopia.

A cirurgia é hoje mais segura do que muitas cirurgias simples do nosso dia a dia, como a cirurgia de apêndice ou a cirurgia de útero e diversas outras operações que são feitas nos centros cirúrgicos do Brasil. 

Para vocês terem uma ideia, a cirurgia tem um risco de mortalidade, quando utilizada em pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixo, de 0,05% – o que equivale a 5 a cada 10.000 pacientes operados. Uma cirurgia de útero, por exemplo, tem 0,0%2, ou seja, 4 vezes mais.

É claro que a  cirurgia eventualmente tem riscos, complicações ou reações adversas. Mas, quando analisamos sob a  perspectiva do paciente, como uma doença grave, uma doença complexa, que gera mortalidade, a cirurgia metabólica reduz a mortalidade em 2 a 3 vezes em relação aos pacientes que fazem o tratamento conservador. É por isso que eu afirmo que a cirurgia metabólica é muito segura.

Artigos relacionados