Diabetes Tipo 2: Conheça os Sintomas

sintomas-de-diabetes
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os sintomas do diabetes tipo 2 só aparecem na fase adiantada da doença, quando o diabetes se torna descompensado.

O diabetes tipo 2 é uma doença grave que afeta um número cada vez maior de pessoas no mundo todo.

Hoje, apenas no Brasil, estima-se que 14 milhões de pessoas tenham diabetes tipo 2.

Esse é um número que aumenta a cada ano, o que torna o diabetes um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade.

Mas a que se deve o crescimento do diabetes no Brasil?

Apesar do diabetes também estar associado a fatores genéticos, o aumento da obesidade, decorrente de alterações no estilo de vida, representa um sério fator de risco para a doença.

Hoje, sabe-se que o excesso de gordura corporal está diretamente relacionado ao desenvolvimento de diversos problemas de saúde, sendo o diabetes um dos mais graves.

Por ser uma doença crônica e progressiva, o diabetes pode causar sérios danos para a saúde como cegueira e amputações. Por isso, é recomendado que seja diagnosticado e tratado o mais cedo possível.

No entanto, por ser uma doença silenciosa, o diabetes é difícil de ser diagnosticado: uma pessoa pode ter diabetes por muitos anos sem apresentar qualquer sintoma da doença.

A única maneira segura de detectar a presença do diabetes é através do exame de glicemia em jejum ou hemoglobina glicada, que mede a quantidade de açúcar na corrente sanguínea.

Causas do Diabetes

O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a maneira como o organismo processa a glicose, que é a principal fonte de energia do corpo.

Para que a glicose possa ser utilizada pelo organismo da forma correta, ela precisa ser transportada até as células. O hormônio responsável por executar essa função é produzido pelo pâncreas e chama-se insulina. Na falta ou na ausência de insulina, o açúcar é impedido de ser transportado até as células, permanecendo acumulado na corrente sanguínea.

Esse fato resulta em uma condição clínica chamada hiperglicemia.

Doença Assintomática

Segundo a endocrinologista Sylka Rodovalho, doutora em diabetes e obesidade pela Unicamp, o diabetes é uma doença que começa muitos anos antes dos sintomas aparecerem.

A endocrinologista explica que quando a pessoa apresenta os primeiros sintomas de diabetes, acredita-se que ela já tenha a doença há pelo menos sete anos.

Por que isso acontece?

Na fase inicial da doença, o organismo da pessoa com diabetes tipo 2 ainda produz insulina, porém essa insulina já não produz o efeito desejado.

Essa condição recebe o nome de resistência à insulina.

Nessa fase, a pessoa com diabetes ainda não apresenta os sintomas da doença. Isso só vai acontecer se os níveis de açúcar subirem muito.

Com o passar do tempo, o corpo da pessoa com diabetes deixa de produzir insulina na quantidade necessária, e a insulina passa a ser insuficiente.

Com isso, a quantidade de açúcar presente na corrente sanguínea aumenta muito, levando a um quadro de hiperglicemia.

É nessa fase que que os sintomas da doença começam a aparecer.

Sintomas do Diabetes

Veja alguns dos sintomas frequentes do diabetes tipo 2:

  • Sede excessiva;
  • Urina em grande quantidade;
  • Fome excessiva;
  • Perda de peso;
  • Fadiga;
  • Visão turva.
sintomas-diabetes-tipo-2-grafico

Por conta disso, o diabetes também é conhecido como “Doença do P”: (polifagia, polidipsia, poliúria, perda de peso e prostração).

  1. Polidipsia (sede);
  2. Poliuria (urinar muito);
  3. Polifagia (comer muito);
  4. Perda de peso.

Porém, para que o diagnóstico de diabetes tipo 2 seja confirmado, é necessário realizar o exame de glicemia em jejum ou hemoglobina glicada.

Riscos do Diabetes Tipo 2

O diabetes tipo 2 apresenta diversos riscos para a saúde:

  • Hipoglicemia;
  • Desmaios;
  • Infecções;
  • Problemas cardíacos;
  • Acidente Vascular Cerebral – AVC (derrame);
  • Problemas na visão;
  • Nefropatia e insuficiência renal;
  • Neuropatia;
  • Amputações;
  • Hepatite;
  • Impotência sexual.

Além disso, diversos órgãos podem ser afetados:

  • Cérebro;
  • Pâncreas;
  • Coração;
  • Olhos;
  • Rins;
  • Fígado.

Conclusão

Os sintomas do diabetes tipo 2 costumam aparecer cerca de sete anos após a pessoa contrair a doença, quando o organismo já perdeu a capacidade de produzir insulina. Nessa fase, o acúmulo de açúcar na corrente sanguínea leva a um quadro de hiperglicemia, e o diabetes se torna descompensado.

Artigos relacionados

médico-e-paciente-obeso

[VÍDEO] Entenda a Diferença entre as Cirurgias Bariátrica e Metabólica

O Dr. Marcos Leão Vilas-Bôas, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM, explica a diferença entre os dois procedimentos, fala sobre como surgiu o conceito da cirurgia metabólica e aponta os seus principais objetivos e benefícios. Transcrição do Vídeo Na década de 80, começou a se observar que pacientes diabéticos que

Leia Mais »
pessoa-cirurgia-metabólica

[VÍDEO SÉRIE] Vida Nova com Cirurgia Metabólica

Nesta série de depoimentos, vemos algumas pessoas que não conseguiam controlar o diabetes com as medicações habituais e realizaram uma cirurgia metabólica. As mudanças positivas são tão marcantes que elas costumam associar a um renascimento, e muitas passam até a comemorar uma nova data de aniversário. É a cirurgia metabólica efetivamente trazendo uma vida nova

Leia Mais »
convenios-cirurgia-metabolica

[VÍDEO] Por que os Planos de Saúde não Cobrem a Cirurgia Metabólica?

O Dr. Luiz Vicenti Berti, ex-presidente da SBCBM e um dos pioneiros no país na cirurgia bariátrica e metabólica, comenta por que os convênios devem oferecer cobertura para o procedimento cirúrgico que trata o diabetes tipo 2. Transcrição do Vídeo A medicina precisa de evidências científicas. Os planos de saúde e o próprio Ministério da

Leia Mais »