[VÍDEO] O Risco do Diabetes Mal Controlado

riscos-diabetes-mal-controlado
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A endocrinologista Sylka Rodovalho, doutora em Diabetes e Obesidade pela Unicamp, dá um panorama geral sobre o diabetes, abordando os sintomas e possíveis complicações, além da importância do acompanhamento e diagnóstico para pessoas que apresentam fatores de risco para a doença

Transcrição do vídeo

Muitos pacientes fazem uma pergunta: como é que eu vou saber se tenho diabetes e como é que está o meu diabetes, uma vez que não tenho sintomas?

Inicialmente, vamos dizer quais são os sintomas que o diabético pode apresentar:

  • Ele pode ter muita sede;

  • Ele pode urinar muito;

  • Pode ficar muito cansado;

  • Pode ter fadiga durante o dia;

  • Ele pode descobrir que já tem diabetes quando as complicações aparecerem. Então, ele pode ir, por exemplo, a um oftalmologista. E o oftalmologista pode dizer para ele que ele já tem comprometimento na retina;

O diabetes é uma doença que começa muitos anos antes dos primeiros sintomas aparecerem. Eles aparecem muito mais numa fase de descompensação da doença.

Acredita-se que uma pessoa, quando descobre que é diabética, vá realizar exames, ou quando ela tem os sintomas, ela provavelmente já deve ter a doença há mais de 7 anos. E essa fase assintomática acontece porque o diabetes é uma doença de curso muito longo e é uma doença progressiva.

O que que significa isso?

Nos primeiros anos, na primeira fase do diabetes, não existem sintomas. O nosso corpo produz insulina numa quantidade, mas essa Insulina não tem o efeito normal dentro das nossas células, dentro do nosso organismo. Isso se chama resistência ao efeito da insulina.

Depois de um certo tempo, o corpo se cansa de produzir tanta insulina. E, aí, começa a falhar na produção de insulina.

Nesse momento que a pessoa tem uma insulina produzida numa quantidade muito baixa, abaixo daquilo que a pessoa precisa para se manter, e ela além de ser produzida em baixa quantidade também não é muito eficaz… O que que acontece?

 Aparecem os sintomas mencionados anteriormente.

Então, é por isso que é necessário investigar essas pessoas que têm fatores de risco para desenvolver diabetes.

Artigos relacionados