[VÍDEO] A Remissão do Diabetes Com a Cirurgia Metabólica

dr-marcos-leão
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Dr. Marcos Leão Vilas Boas, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM, explica sobre cura e remissão do diabetes, enfatizando a necessidade do acompanhamento médico e a importância da mudança no estilo de vida.

Transcrição do Vídeo

Na faculdade de medicina, nós aprendemos que o diabetes é uma doença crônica e incurável.

Esqueceram de avisar os cirurgiões bariátricos. 

Os cirurgiões bariátricos descobriram que boa parte dos pacientes que faziam a cirurgia para o tratamento da obesidade e que eram diabéticos ficavam, depois de algum tempo, muitas vezes alguns dias depois da cirurgia, com o açúcar totalmente normalizado.

Daí, começaram a surgir alguns estudos que mostravam que, independente do grau de obesidade, muitos ficavam com o seu açúcar, com a sua glicemia, totalmente controlada. E aí, começou a se criar o conceito de cura do diabetes. 

Hoje, a nossa percepção é que esse é um conceito equivocado. A gente não deve falar em cura do diabetes. A gente, no máximo, fala em remissão, que é a gente ter a doença controlada por muito tempo.

E por que é equivocado? Porque a doença, eventualmente, pode voltar.

O diabético que teve o seu açúcar controlado por 7, 10 anos, pode voltar a apresenta-lo alto. Então, é muito bom quando a gente entende que vai precisar tomar medidas ao longo de toda a sua vida para controlar o açúcar. Vai precisar acompanhar a dieta, fazer atividade física, ter acompanhamento médico e, eventualmente, tomar medicações.  

Não é o objetivo principal curar. Isso acontece, principalmente, naquelas pessoas que têm pouco tempo de doença, que têm uma doença menos grave. Mas, o que é mais importante, é você controlar a glicemia, controlar a hemoglobina glicada ao longo de muitos anos, porque isso vai determinar a redução dos riscos de complicações e a redução do risco de mortalidade decorrente do diabetes. 

Se esse indivíduo nunca mais precisar tomar medicações, ótimo, maravilhoso. Isso é o que vai acontecer com muita gente. Mas muitos ainda vão precisar tomar alguma medicação, ou algum outro cuidado, para manter o seu açúcar, pelo menos, dentro dos níveis normais. 

Artigos relacionados