[VÍDEO] O Diabetes como Fator de Risco para Doenças Cardiovasculares e Renais

crise-renal
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dr. Oscar Dutra, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, explica por que precisamos nos preocupar com o controle do diabetes e como isso afeta as artérias e o organismo como um todo.

Transcrição do Vídeo

O diabetes, na verdade, é considerado o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença cardiovascular.

O que que eu quero dizer exatamente?

A sua presença determina uma maior incidência de infarto do miocárdio; Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame e, ainda, alterações das artérias ou do sistema periférico, envolvendo os membros inferiores.

O diabetes traz também um outro problema ao qual talvez só agora nós estejamos dando a devida importância, que é o comprometimento das artérias renais e do sistema renal, induzindo a uma maior possibilidade de insuficiência renal aguda e crônica. O diabetes envolve praticamente todo o sistema arterial do organismo.

Assim sendo, é importante termos o controle adequado dos níveis glicêmicos, para evitar ou, melhor dizendo, retardar essas complicações. Porque, mesmo quando controlada a doença, isso vai apenas determinar um tempo maior para o aparecimento das complicações.

O diabetes, no atual contexto globalizado, constitui uma das piores epidemias que o mundo moderno está, nesse momento, sofrendo.

Artigos relacionados