Dr. Oscar Dutra, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, explica por que precisamos nos preocupar com o controle do diabetes e como isso afeta as artérias e o organismo como um todo.
Transcrição do Vídeo
O diabetes, na verdade, é considerado o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença cardiovascular.
O que que eu quero dizer exatamente?
A sua presença determina uma maior incidência de infarto do miocárdio; Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame e, ainda, alterações das artérias ou do sistema periférico, envolvendo os membros inferiores.
O diabetes traz também um outro problema ao qual talvez só agora nós estejamos dando a devida importância, que é o comprometimento das artérias renais e do sistema renal, induzindo a uma maior possibilidade de insuficiência renal aguda e crônica. O diabetes envolve praticamente todo o sistema arterial do organismo.
Assim sendo, é importante termos o controle adequado dos níveis glicêmicos, para evitar ou, melhor dizendo, retardar essas complicações. Porque, mesmo quando controlada a doença, isso vai apenas determinar um tempo maior para o aparecimento das complicações.
O diabetes, no atual contexto globalizado, constitui uma das piores epidemias que o mundo moderno está, nesse momento, sofrendo.