cirurgia metabólica

A cirurgia metabólica é um procedimento cirúrgico seguro, aprovado pelo Conselho Federal de medicina, recomendado para pessoas com obesidade e diabetes tipo 2 que possuem o IMC – Índice de Massa Corporal – acima de 30 e que não estão obtendo resultados através de tratamentos conservadores, como mudanças no estilo de vida, dieta, programa de exercícios físicos e medicamentos para diabetes.

A cirurgia metabólica difere da cirurgia bariátrica por ter o foco no tratamento de doenças de origem metabólica associadas ao excesso de gordura corporal, como dislipidemia, esteatose hepática, esofagite, apneia do sono, hipertensão e diabetes tipo 2. O maior diferencial da cirurgia metabólica com relação aos outros tratamentos para diabetes são as transformações anatômicas realizadas pela cirurgia, que resulta no aumento significativo de diversos hormônios benéficos para o metabolismo.

A cirurgia metabólica é realizada por especialistas associados à SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e pode ser feita por qualquer pessoa que atenda aos critérios para a realização da cirurgia.