[VÍDEO] Cirurgia Metabólica para o Tratamento do Diabetes Tipo 2

cirurgia-metabolica
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Dr. Luiz Vicenti Berti, ex-presidente da SBCBM e um dos pioneiros no país na cirurgia bariátrica e metabólica, fala sobre a necessidade e os benefícios da intervenção cirúrgica em pessoas com diabetes tipo 2. Assista e descubra quem deve e quem pode fazer a cirurgia metabólica.

Transcrição do vídeo

A cirurgia bariátrica visava, inicialmente, apenas o controle do peso. Mas, com o passar do tempo, nós vimos que, além do peso, era possível controlar através dela também uma série de doenças extremamente graves do ponto de vista de qualidade e de quantidade de vida.

 A principal delas é o diabetes tipo 2.

E a cirurgia bariátrica tornou-se metabólica, já que é eficiente para o controle do diabetes tipo 2 — aquele que é adquirido ao longo da vida, diferente do diabetes tipo 1, que é aquele que a pessoa adquire na infância ou na adolescência — e evita que o paciente venha a desenvolver algum tipo de dano à sua saúde irreversível, como:

  • Infartos;
  • Derrames;
  • Amputações;
  • Diálises;
  • Pessoas que precisam viver em uma máquina. 

Pode-se tentar um tratamento cirúrgico do diabetes, e esse tratamento consiste na alteração do trânsito intestinal. Nós temos um estômago que não precisa ser tão grande, e um intestino no qual, através de um pequeno desvio, vamos fazer com que vários hormônios intestinais possam ter a sua produção aumentada. E esses hormônios vão ser fundamentais para que o pâncreas possa a voltar a trabalhar e produzir insulina, enquanto, por outro lado, a pessoa emagrece.

Com isso, nós temos uma cirurgia onde se mexe no estômago e no intestino ou mexe-se apenas no estômago, e essa intervenção cirúrgica proporcionará qualidade de vida para essas pessoas.

 Então, pacientes que tenham diabetes tipo 2 e que relatam dificuldade do tipo “já não consigo ter controle dos remédios que eu tomo”, têm uma indicação precisa e encontram na cirurgia uma porta que se abre para uma nova qualidade de vida.

A cirurgia não é indicada para qualquer pessoa nem para qualquer diabético, mas para aqueles diabéticos onde o tratamento clínico não mais surte efeito. Para esses pacientes podemos, sim, abrir essa nova porta terapêutica chamada cirurgia metabólica — que, no início de sua aplicação era indicada apenas para a perda de peso, mas que atua, hoje, na saúde completa, melhorando a pressão arterial, o colesterol e, principalmente, o diabetes tipo 2.

Artigos relacionados