[VÍDEO] Um Panorama Geral Sobre a Cirurgia de Diabetes

dr-almino-ramos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Dr. Almino Ramos, presidente da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade (IFSO), aborda vários pontos importantes sobre a cirurgia metabólica. Ele fala sobre a expansão desse procedimento em todo o mundo, explica como é feita a operação e para quais tipos de pacientes ela é indicada.

Transcrição do vídeo

Olá, meu nome é Almino Ramos, sou presidente da IFSO – Federação Internacional de Cirurgia de Obesidade e Doenças Metabólicas.

Vamos falar sobre um novo tipo de cirurgia, que vem crescendo em indicação em todas as regiões do mundo?

O diabetes tipo 2, hoje, é um problema bastante comum e, felizmente, os tratamentos estão cada vez mais efetivos para o controle da doença.

Porém, existem ainda alguns pacientes que não conseguem um controle adequado com remédios e até mesmo com a insulina. Para esses pacientes, existe um tipo de cirurgia, que nós conhecemos como cirurgia metabólica ou cirurgia de diabetes, que vem ficando cada vez mais popular aqui no Brasil, na América Latina, na Europa, na Ásia, em países como a Índia e a China, onde o diabetes  é uma doença muito mais frequente do que aqui.

Essa operação, que é feita por técnica minimamente invasiva (aquela técnica que você conhece, que faz um furinho na barriga), não tem corte. 

É uma internação rápida e é um procedimento de recuperação bastante rápida também, que pode ajudar bastante os pacientes com diabetes tipo 2 que não estejam controlados adequadamente com o tratamento convencional.

Artigos relacionados